Teech

Compre seu SSD agora! Memórias DRAM e flash NAND podem ficar até 40% mais caras em 2020

O ano passado foi um bom período para quem queria um SSD, já que os preços de memórias NAND e DRAM caíram bastante. No entanto, quem ainda planeja comprar um ou está interessado em mais memória RAM DDR4 terá que se apressar, pois fontes do DigiTimes afirmam que as memórias flash NAND ficarão até 40% mais caras no último trimestre de 2020.

As informações do DigiTimes vem de fontes próximas aos fabricantes de chips de memória. Além delas, uma pesquisa de mercado feito pelo DRAMeXchange também prevê que os preços da DRAM aumentarão até 5% já no primeiro trimestre de 2020. Para compreender melhor o efeito que isso terá no mercado. a memória flash NAND é um tipo de armazenamento não volátil usado na maioria dos SSDs atuais – ou seja, se o preço dela sobe, os preços dos SSDs também aumentam.

Esse contexto pode ser resultado de vários fatores como a relação oferta-demanda ou problemas no fornecimento de materiais usados nas linhas de produção. Outro exemplo bem recente é o incidente que ocorreu na fábrica da Samsung em Hwaseong na última terça-feira, 31 de dezembro. O local ficou três dias parado devido a uma queda de energia de um minuto e o motivo seria uma falha no cabo de transmissão regional.

Esse último acontecimento sozinho pode impactar – e muito – o mercado de memórias, já que a Samsung é a maior fabricante desse setor atualmente. Os 60 segundos em que a fábrica na Coréia do Sul ficou sem luz interromperam algumas linhas de produção e devem trazer um prejuízo de milhões de dólares para a fabricação de memórias DRAM e flash NAND. Para comparar, a Samsung sofreu uma outra queda de luz em 2018 que durou 30 minutos e custou US$43,32 milhões de dólares para a empresa. A confecção desses componentes é extremamente sensível à energia, e uma parada mínima pode significar lotes de produtos no lixo.

E além de tudo isso, é interessante lembrarmos dos consoles de próxima geração. Tanto a Sony quanto a Microsoft já confirmaram que o PlayStation 5 e Xbox Series X virão com SSDs. Caso esse aumento se concretize de fato, existe a possibilidade dele também afetar os preços dos videogames. No entanto, aqui estamos lidando com especulações.

Fonte: Tomshardware / TechPowerUp / Adrenaline

Exit mobile version