Protocolo HTTP/2 ganha parceiro para se popularizar na internet

Postada em: 04/12/2015 17h26m

Após 16 anos em uso, o protocolo de comunicação HTTP pode estar com seus dias contados, especialmente porque sua nova versão, o HTTP/2, vai dar um imenso passo a caminho de se tornar o principal protocolo usado na internet para trocas de dados.

Com lançamento feito em fevereiro deste ano, a novidade apresenta uma forma muito mais rápida de transportar informações na internet. Ela torna o tráfego na web mais rápido e mais eficiente. Após ter sido oficialmente aprovado, o próximo desafio para o HTTP/2 era chegar até as pessoas e passar a ser usado de fato pelo público em geral.

Uma nova fase na comunicação na web

Para isso, uma parceria com uma empresa crucial para o funcionamento da internet em si pode ser a solução para a popularização do novo protocolo. A união com a CloudFare, uma companhia americana que disponibiliza uma rede de fornecimento de conteúdo (CDN) e serviços de DNS distribuídos, vai mais do que dobrar a implantação do HTTP/2, visto que o protocolo passa a ser o padrão para todos os clientes da plataforma.

Apesar de o HTTP/2 não tornar as páginas visualizadas menores, ele consegue fazer com que os mesmos dados necessitem de menos viagens até o servidor, diminuindo em até 50% o tempo de carregamento de informações em alguns testes.

Popularidade crescente

Hoje em dia, apenas 2,5% da internet usa o novo protocolo, apesar de esse valor incluir páginas como o Facebook, o Google e o YouTube. Com a nova parceria, cerca de três a cada quatro sites que usam o HTTP/2 no top um milhão da Alexa o fazem através da CloudFare.

Até hoje, essa é a maior implementação no lado do host que já aconteceu na história da internet. Uma série de softwares já está pronta para receber o HTTP/2. O servidor Apache já dá suporte para o protocolo em seu programa de servidor web, assim como o Nginx. Os navegadores Firefox eChrome já utilizam o HTTP/2 e o Edge e o Safari devem ser compatíveis em versões futuras.



Cloudflare, Http, Http2, Internet
  • Foto: Divulgação
  • Fonte: CloudFLare / Tecmundo
  • Postador: Administrador

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem