Veja como pode ser fácil descobrir senha do Facebook; proteja-se de ataques

Postada em: 25/01/2016 09h10m
Atualizado:   25/01/2016 09h17m

Você pode não suspeitar, mas há boas chances de haver alguém, agora mesmo, tentando descobrir a sua senha do Facebook para fuçar a sua vida pessoal ou descobrir alguma fofoca. O pior é que, em alguns casos, o acesso o seu perfil pode ser obtido facilmente, graças a alguns truques disponíveis amplamente na web e muito fáceis de aprender.

Por isso, é importante tomar cuidado redobrado na rede social, seja na hora de fazer login ou com a segurança da sua senha. Confira nove dicas e saiba se proteger contra truques que descobrem a senha do seuFacebook e outras redes sociais como Instagram, Twitter, Pinterest, Snapchat e LinkedIn.

Acostume-se a fazer logout/logoff

Pode parecer uma dica simples, mas lembrar-se de fazer logout, ou seja, sair do seu perfil do Facebook depois de usar, é essencial para evitar que estranhos (ou conhecidos) ganhem acesso indevido. 

É preciso criar um hábito para que sua conta não fique em um computador compartilhado online sequer uma vez, o que pode ser o bastante para dar ao curioso a chance que ele busca. Isso vale até mesmo para um notebook pessoal: uma hora ou outra, ele pode ficar exposto a outra pessoa.

Use senhas fortes

Senha é coisa séria, apesar de a maioria dos usuários optar por senhas fracas e simples demais. As mais comuns trazem datas de aniversário, do dono da conta ou de pessoas próximas, nomes de filhos e animais de estimação, entre outras obviedades fáceis de serem descobertas em tentativas forçadas, especialmente se a pessoa mal-intencionada conhece você muito bem. 

Use caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, e números que não tenham qualquer relação com sua vida pessoal. Pode ser que o código se torne mais difícil de memorizar, mas a conta estará mais segura contra ataques. Você também pode contar com geradores de senhas fortes.

Proteja seu e-mail

Uma das maneiras mais simples de invasão de contas do Facebook é por meio da redefinição da senha, processo feito por intermédio do e-mail, que é o principal meio de comunicação entre você e a rede social. 

Por isso, seu correio eletrônico merece os mesmos cuidados que a rede: senhas difíceis e sem a caixa de entrada aberta em qualquer lugar (como computadores públicos, ou em uma máquina particular sem senha de desbloqueio). De maneira geral, seu e-mail deve ter segurança máxima na web. Com ele, invasores podem conseguir, não só seu Facebook, mas vários outros logins.

Mantenha seu celular seguro

Mesmo com um e-mail protegido, é possível resetar a senha do Facebook pelo celular. Isso porque, ao redefinir a senha da conta, é possível pedir para a rede social envie um código de confirmação via SMS. 

Uma vez inserido na página de recuperação de senhas do Facebook, seu código de acesso poderá ser "resetado", abrindo caminho para qualquer pessoa entrar sem permissão. Para evitar essa dor de cabeça, mantenha sempre seu smartphone bloqueado com senha ou com algum aplicativo de autenticação.

Não salve suas senhas no computador

Se usar senhas fáceis pode deixar seu Facebook exposto, pior é criar uma combinação difícil e gravá-la no computador porque você não consegue memorizá-la. Se você costuma anotar senhas e logins em um arquivo de texto e salvar na própria máquina, é muito provável que esses dados sejam obtidos por alguém em algum momento, seja por acesso presencial ou à distância, utilizando softwares específicos. Mesmo que você enterre esse documento na memória do PC, lembre-se que uma simples busca usando as palavras-chave certas pode encontrá-lo em segundos.

Não faça login em PCs e redes públicas

Wi-Fi de graça, todo mundo gosta. Computadores públicos ou até pessoais conectados a redes públicas wireless oferecem grande risco para seus dados pessoais, incluindo sua senha do Facebook. 

Uma máquina com um keylogger instalado em segredo pode gravar todas as senhas digitadas por você, e há até uma extensão para Firefox que faz o mesmo trabalho em qualquer pessoa na mesma rede. 

Evite ao máximo fazer login em locais desprotegidos. Em último caso, faça isso por meio de uma VPN de sua confiança.

Habilite o login em duas etapas

O Facebook, assim como o Gmail, oferece login em duas etapas, que coloca uma camada a mais de proteção à conta. O recurso “Aprovações de login” envia um segundo código ao seu celular a cada novo acesso ao seu perfil. 

Ative a proteção e comece a usá-la no dia a dia se você acha que alguém está tentando descobrir sua senha. Com isso, um provável invasor teria que estar com seu celular nas mãos e antes de saber sua senha para entrar na sua conta, algo que, no mínimo, dificultaria o trabalho para ele.

Limpe registros do navegador

Navegadores como Chrome, Firefox e Safari gravam nomes de usuário e senhas de redes sociais e podem passar despercebidos aos olhos de usuários menos atentos. Para evitar que seus dados fiquem gravados e acessíveis facilmente, crie o hábito de limpar o seus dados de navegação com frequência, ou utilize o modo de navegação anônima quando estiver usando um PC emprestado.

Use um cofre digital de senhas

Boa parte dos problemas com segurança de login do Facebook pode ser evitado se você usar um cofre digital de senhas. Esse tipo de serviço não só protege sua senha com criptografia, mas também gera combinações difíceis de adivinhar e que você não precisa se preocupar em decorar. 

Instale extensões para navegador no seu computador pessoal e baixe apps para o smartphone para ter tudo ao seu alcance, bastando que você decore uma só senha. Algumas opções são LastPass,1Password e Dashlane.

 

 



Seguranca, Email, Facebook, Cuidados, Curiosidades
  • Foto: TechTudo
  • Fonte: TechTudo
  • Postador: Marcos

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem