Homem apaga toda a empresa da Internet por acidente? É mentira!

Postada em: 18/04/2016 08h51m

Durante os últimos dias, muito se tem debatido e partilhado sobre o proprietário de uma empresa italiana de alojamento online que teria apagado, acidentalmente, todo o seu negócio da internet.

Mas, após muita tinta ter corrido sobre este tema, tudo não passou de uma história falsa com o objectivo de divulgar a empresa italiana.

A história começou quando Marco Marsala, proprietário de uma empresa italiana de alojamento online, postou num conhecido fórum especializado em servidores, Server Fault, um pedido de ajuda para recuperar todos os dados dos seus servidores e backups que teria apagado acidentalmente depois de correr, nos seus servidores, um script em Bash com o famoso comando rm -rf {foo}/{bar} com as variáveis indefinidas devido a um bug no código.

 

I run a small hosting provider with more or less 1,535 customers and I use Ansible to automate some operations to be run on all servers. Last night I accidentally ran, on all servers, a Bash script with a rm -rf {foo}/{bar} with those variables undefined due to a bug in the code above this line.

All servers got deleted and the offsite backups too because the remote storage was mounted just before by the same script (that is a backup maintenance script).

 

O comando destrutivo usado, rm –rf  elimina tudo o que está dentro de um determinado directório. O “rm” é o comando usado para eliminar fichiros e o parâmetro “r” elimina tudo dentro de um directório. O “f”, que representa “force”, indica ao computador para ignorar todos os avisos que alertam para a eliminação de dados.

Após esta publicação, que se propagou rapidamente entre os jornais e websites, muitas foram as respostas recebidas por Marsala que informavam, na generalidade, que nada havia a fazer e que os seus dados tinham sido perdidos, que a sua empresa estava morta e até para que o proprietário procurasse um advogado.

 

I feel sorry to say that your company is now essentially dead.

You’re going out of business. You don’t need technical advice, you need to call your lawyer.

Um utilizador do Fault Server

 

Após grande mediatismo neste caso, Stack Overflow, administrador do fórum, anunciou na sexta-feira que tudo não tinha passado de um hoax (história/informação falsa), citando um jornal italiano, com o objectivo de promover a empresa de Marsala.

 

The moderators on Server Fault have been in contact with the author about this, and as you can imagine, they’re not particularly amused by it.

Stack Overflow

 

No final, tudo não passou de uma tentativa de divulgar a empresa, levando a questionar se a imagem de uma empresa que perde os dados dos seus clientes será a melhor forma de comunicar os seus serviços.



Codigos, Servidores, Boato, Exclusão
  • Foto: Google
  • Fonte: Ariquemes Online
  • Postador: Marcos

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem