Windows Phone 8.1: versão de testes revela muitas novidades

Postada em: 12/02/2014 22h34m
Atualizado:   12/02/2014 22h35m

O Windows Phone 8.1 está cada vez mais próximo de ser lançado e diversas novidades da atualização foram previamente divulgadas nesta terça-feira (11), após a Microsoft liberar o kit de desenvolvimento para os programadores. Como já era esperado, a nova versão da plataforma móvel da Microsoft contará com uma central de notificações, assistente virtual, entre outros recursos. Confira a lista de mudanças dessa versão:

  • O Windows Phone 8.1 está cada vez mais próximo de ser lançado e diversas novidades da atualização foram previamente divulgadas nesta terça-feira (11), após a Microsoft liberar o kit de desenvolvimento para os programadores. Como já era esperado, a nova versão da plataforma móvel da Microsoft contará com uma central de notificações, assistente virtual, entre outros recursos. Confira a lista de mudanças dessa versão:
  • Mudanças no app de mensagens: atualmente, o aplicativo de mensagens do Windows Phone é responsável por reunir SMS, mensagens do Clube, grupos do hub de pessoas e conversas do chat doFacebook por meio da integração com o sistema. No entanto, na versão 8.1, a Microsoft vai permitir que o usuário possa escolher qual aplicativo usará como padrão, provavelmente, de forma semelhante ao que já acontece atualmente com o app da câmera.
  • Gerenciamento de energia: a Microsoft incluirá no Windows Phone 8.1 um aplicativo chamado Battery Power Sense (em inglês), com o qual o usuário poderá gerenciar o consumo da bateria do smartphone. Na prática, isso funcionará como uma solução nativa do sistema com funções de apps conhecidos como o Battery Pro+.
  • Mudanças no multitarefas do sistema: a partir de agora, o botão "Voltar" não vai mais encerrar um aplicativo ao retornar para o menu principal do sistema. Agora, ele apenas o colocará em estado de espera. Além disso, a funcionalidade deve ficar mais eficiente e ganhará suporte a gesto, bastando desliza um app para baixo para fechá-lo.
  • SkyDrive renomeado para OneDrive: a Microsoft teve que alterar o nome de seu serviço de armazenamento na nuvem por conta de problemas judiciais. O serviço ganhará ainda o aguardado gerenciador de arquivos, conforme apontavam alguns rumores.
  • “Universal App”: a Microsoft seguirá com os planos de integrar o Windows Phone ao Windows RT/8. A partir de agora, será possível usar um novo modelo de interface comum ao sistema de celulares, tablets e computadores. Além disso, os apps de celulares deixarão de ter a extensão “.xap” para adotar a “.appx”, usada no Windows RT. Isso significa ainda que os apps feitos para a versão 8.1 não serão compatíveis com o 8.0, obrigando o usuário atualizar o sistema (todos os aparelhos receberão o update).
  • Aplicativos no cartão de memória: donos de smartphones com entrada para microSD também poderão instalar apps e games no cartão de memória. Isso deve garantir alívio para usuários do Lumia 520 e outros smarts com pouco espaço de armazenamento interno.
  • Hub Music+Video separado: o player padrão do atual sistema será separado nos apps Xbox Music e Xbox Video. Ambos já estão disponíveis na loja do Windows Phone, mas virão incluídos automaticamente no novo sistema, com a promessa de receber atualizações mais rapidamente.
  • Novo App para Podcasts: tal qual o iOS, o Windows Phone também ganhará um aplicativo dedicado a podcasts. Até então, a funcionalidade estava incluída dentro do Hub Music+Video.
  • Gerenciamento de armazenamento: assim como na energia, o sistema também ganhará um app chamado Storage Sense. Com ele, o usuário terá mais recursos para gerenciar a capacidade de guardar arquivos do celular, podendo escolher onde cada novo arquivo será salvo: no armazenamento interno do telefone ou no cartão de memória.
  • Aplicativo de câmera redesenhado: o app padrão do Windows Phone 8.1 deve ganhar nova interface e recursos com a atualização. Com ele, será possível tirar diversas fotos em sequência no modo “burst”. Além disso, o programa deve ganhar um design mais similar ao app do Windows 8.1, com acesso ao flash, alternância entre câmeras e apps de terceiros na parte de cima e fotografia, além do vídeo e modo “burst” na extremidade inferior da tela.
  • Internet Explorer 11: o navegador padrão do sistema será atualizado, ganhando suporte a WebGL e melhorias internas. Além disso, o player do YouTube será reformulado, podendo ser executado a partir de outros sites.
  • Edição multimídia: melhorias na edição de áudio e vídeo, com suporte a efeitos para ambos eslowmontion. Este último recurso foi adotado recentemente pela Apple em seu iPhone 5S.
  • Login em aplicativos pela conta Microsoft: atualmente, para usar um aplicativo que se conecta com o Facebook, por exemplo, é necessário digitar o login e senha da rede social toda vez que solicitado. No novo Windows Phone 8.1, será possível fazer isso automaticamente pela conta de e-mail da Microsoft cadastrada no telefone.
  • Reorganização da tela com todos os aplicativos: com a atualização, poderá ser possível organizar os apps pela data de instalação ou frequência de utilização e não apenas pela ordem alfabética, como ocorre atualmente.
  • Volumes separados: o usuário poderá escolher, separadamente, os níveis do player de músicas, notificações sonoras, toque, entre outros. Atualmente, o sistema não faz essa descriminação.
  • Notificações: Action Center acessada com um movimento Swype na parte superior da tela. O sistema também ganhará a alertas silenciosos que vão diretamente para essa central, sem emitir efeitos sonoros, e atalhos para Wi-Fi, Bluetooth, conexão móvel e Modo Dirigir.
  • Marcar Live Tile como lida: o Windows Phone 8.1 também oferecerá a possibilidade de fazer com que uma notificação de uma live tile desapareça sem a necessidade de abrir o app. Para isso, bastará fazer um movimento para a esquerda sobre o quadradinho.
  • Atualização automática de apps: assim como no Windows 8.1, não será mais necessário abrir a loja de aplicativos para atualizar os apps instalados no telefone.
  • Novo hub de games: o novo aplicativo Xbox Games terá a aparência totalmente reformulada, ganhando integração com o Smart Glass e aparência do Xbox One.
  • Botões virtuais: assim como o Android, o Windows Phone 8.1 também terá botões virtuais acessíveis na tela do dispositivo, dispensando o uso de teclas capacitivas e físicas.
  • Busca inteligente do Bing: como ocorre no Windows 8.1, a nova versão do Windows Phone também terá seu aplicativo de pesquisa totalmente reformulado, apresentando novo layout de resultados e com suporte a pesquisa interna.
  • Mudança no Hub de Contatos e contas: haverá também a integração mais profunda com os contatos do Twitter, enquanto o Facebook será removido, como ocorreu no Windows 8.1. Ainda não se sabe, porém, se isso será definitivo ou haverá novas formas de integração.
  • Barra de menus com novas cores: assim como no Windows 8.1, também será possível personalizar a barra de menus, alterando as suas cores. Atualmente, ela só está disponível em preto.
  • Suporte ao VPN (Rede Virtual Privada): haverá função destinada, especialmente, para clientes corporativos, que precisam se conectar em redes privadas de empresas.
  • Melhorias internas: o sistema vai ganhar novas inúmeras melhorias de desempenho e conectividade, como mudanças no sistema de backup, compartilhamento de conteúdo com TVs e outros dispositivos, Wi-Fi Direct, modos USB, entre outras mudanças menores.

A nova SDK do Windows Phone 8.1 deixou de fora, porém, funções bastante especuladas nos últimos dias, como a assistente de voz Cortana, a Action Center + Central de Notificações e o suporte a digitação por gestos no teclado, o Swype. Sendo assim, é possível que a Microsoft esteja guardando algumas surpresas para o seu evento Build 2014, marcado para abril, onde a versão final do sistema deve ser anunciada.



Windows Phone, Windows Phone 81, Microsoft, Novidades

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem