Tor Messenger permite enviar mensagens secretas através da dark web

Postada em: 02/11/2015 20h23m
Atualizado:   02/11/2015 20h24m

Você provavelmente conhece a rede Tor, que promete navegação anônima pela internet. Agora, a organização por trás desse projeto lançou um programa semelhante para mensagens instantâneas: o Tor Messenger.

O aplicativo criptografa o conteúdo que você manda ou recebe, e dificulta que um intruso identifique quem está enviando as mensagens. E há uma vantagem no Tor Messenger em relação a outras alternativas.

Normalmente, você e seu contato precisam usar o mesmo aplicativo para conversas protegidas – é o caso do BitTorrent Bleep, por exemplo. Mas o Tor Messenger é baseado num protocolo de chat (chamado XMPP ou Jabber) que é compatível com clientes de desktop bastante usados, como Pidgin e Adium.

Ou seja, você pode enviar mensagens para pessoas que usam esses programas. E elas são criptografadas graças ao protocolo “Off-the-Record” (OTR), e encaminhadas pela rede Tor – um labirinto de computadores que permite esconder seu endereço IP. (Você não precisa do Tor Browser para usá-lo.)

O Tor Messenger não é totalmente anônimo. Segundo a Wired, ele envia metadados (como o contato do usuário e sua lista de contatos) para o servidor que faz a conexão entre você e outra pessoa. É uma consequência de ser compatível com o protocolo XMPP.

Por enquanto, o Tor Messenger está em versão beta: os desenvolvedores querem que o mundo examine o software e encontre bugs. Após essa auditoria, o programa pode se tornar uma alternativa para enviar mensagens que são difíceis de se espionar.

O Tor Messenger pode ser baixado neste link para Windows, Mac e Linux.

[Tor via Wired]



Tor, Messenger, Mensageiro, Privado
  • Foto: brendangates/Flickr
  • Fonte: Gizmodo
  • Postador: Administrador

Digite o codigo abaixo:

Recarregar imagem