Teech

Promoção de aniversário da Nike no WhatsApp é golpe?

Um golpe no WhatsApp alega que a Nike está doando tênis de graça e dando camisetas grátis em promoção de aniversário de 55 anos da marca. A corrente, que tem circulado no mensageiro nesta quinta-feira (2), informa que a fabricante ofereceria 3 mil calçados e 2 mil camisas, e a mensagem acompanha um link que supostamente seria o site da Nike no Brasil. A promoção não é verdadeira, e o endereço falso é um golpe de phishing — golpe cibernético que rouba dados de vítimas ao redirecioná-las a páginas maliciosas.

De acordo com o Google Trends, ferramenta de monitoramento de buscas do Google, pesquisas por termos como “promoção nike aniversário” e “nike dando tênis” aumentaram no Brasil ontem, e atingiram o máximo de interesse nesta sexta-feira (3). Procurada pelo TechTudo, a Nike declarou que “só realiza ações promocionais nos canais oficiais da marca. Para conferir os produtos, descontos e outras ativações da marca, o consumidor deve acessar Nike.com.br”.

A mensagem falsa indica que a Nike completaria 55 anos e, como promoção de aniversário, está dando tênis de graça para as pessoas que clicarem no endereço suspeito que acompanha a corrente. A URL aparenta ser o site da Nike Brasil, mas o link autêntico da loja no país é, na verdade, “www.nike.com.br” (sem aspas).

Bom dia, vai durar muito pouco tempo, mas a Nike está ofertando 3 MIL calçados e 2 MIL camisas de forma gratuita pela comemoração do seu 55º aniversário

O endereço falso redireciona a vítima a uma página que imita o layout do portal legítimo da Nike, e apresenta uma seção de comentários parecida com o Facebook em que pessoas descrevem como supostamente conseguiram ganhar a promoção. Quando o usuário pressiona o botão “continuar”, ele deve responder perguntas como número de calçado e, então, compartilhar a corrente do aniversário de 55 anos da Nike com todos os contatos do celular pelo WhatsApp.

Vale lembrar que a data de fundação da Nike é 25 de janeiro de 1964 — ou seja, em 2020 a marca completará 56 anos, e não 55, como alega a corrente fraudulenta. O texto ainda indica falsa urgência para enganar o usuário, com dados como o suposto número limitado de produtos grátis e um prazo para a promoção de aniversário.

Além disso, a mensagem da corrente é composta exatamente pelo texto do golpe da Adidas que foi compartilhado em novembro do ano passado em grupos do WhatsApp. A URL falsa de ambos os casos seguem o mesmo padrão, alterando apenas o nome da marca usada para o golpe, e as promoções prometem os mesmos brindes e em quantidades iguais.

O Google Trends mostra que pesquisas relacionadas à falsa promoção de aniversário da Nike começaram a surgir ontem, e atingiram o pico de buscas hoje. Entre os termos relacionados estão perguntas como “quanto anos tem a Nike?” e “promoção da Nike é verdadeira?” No Twitter, internautas também comentaram sobre o golpe que receberam no WhatsApp.

Como se proteger?

O aviso de “encaminhada” do WhatsApp é a primeira indicação de que se deve duvidar do conteúdo da mensagem, principalmente quando ela trata de promoções generosas ou imperdíveis demais. Além disso, ter um antivírus instalado e atualizado no celular ajuda na prevenção de invasões indesejadas no sistema.

Não é recomendável clicar em links suspeitos, sob risco de instalar vírus ou espiões no dispositivo vulnerável. Pesquisadores da ESET, empresa de segurança online, recomendam evitar acessar endereços suspeitos mesmo que eles sejam enviados por pessoas conhecidas, já que é comum que as vítimas compartilhem o golpe com amigos e familiares sem saber que o link é malicioso.

É importante verificar as informações do texto como, nesse caso, a existência da promoção de aniversário da marca e o site oficial da loja virtual. A ESET também reforça a necessidade de acessar a promoção (caso seja verdadeira) a partir dos links oferecidos pelo anunciante no próprio site, já que alguns criminosos usam promoções reais, mas com URLs fraudulentas.

Fonte: Techtudo

Exit mobile version