Tutorial: saiba como apagar palavras do corretor automático do seu smartphone

Não importa qual seja o sistema operacional que você use: é bem provável que já tenha tido problemas com seu corretor automático. Apesar de ser uma grande ajuda na hora de digitar na tela pequena do smartphone, ele pode causar grandes constrangimentos ou incômodo pelas palavras que os próprios usuários adicionam. Isso acontece porque quando você digita uma palavra que não existe no dicionário do smartphone, ele entende que esta palavra deve ser adicionada e passa a recomendá-la mesmo que você não queira usá-la.

Há sempre a opção de desabilitar o corretor automático. Mas como ele é de grande ajuda, talvez a melhor opção seja tomar algumas atitudes que possam deixá-lo um pouco melhor. No Android, por exemplo, você pode habilitar a opção de bloqueio de palavras ofensivas, o que já vai evitar algumas situações vergonhosas.

Veja como fazer isso no Android, no iOS e no Windows Phone.

Android

No Android, acesse suas Configurações e procure pela opção “Idioma e Entrada”. Na nova tela, encontre “Dicionário Pessoal”. Na página a seguir ficam todas as palavras que você já adicionou ao dicionário do smartphone. Tocando em cada uma delas você pode alterá-la, criar um atalho opcional que fará o corretor preencher a palavra automaticamente caso você digite o atalho, ou excluí-la, clicando na lixeira no canto superior direito da página.

iOS

iPhone 6

O iOS não permite excluir palavras específicas do seu dicionário de palavras adicionadas, apenas o dicionário inteiro. Para isso, acesse “Ajustes”, depois “Geral” e clique em “Redefinir”. Em seguida, escolha a opção “Dicionário de Teclado”. Você também pode usar uma palavra errada da qual quer se livrar e transformá-la em atalho para a palavra certa. Basta acessar “Ajustes”, depois “Geral”, clicar em “Teclado” e procurar pela opção “Adicionar Novo Atalho…”. No campo “Frase” digite a palavra certa e no campo “Atalho” digite a palavra que você gostaria de apagar.

Windows Phone

Nokia Lumia 1520

No Windows Phone, os usuários também não podem apagar palavras específicas, mas apenas o dicionário pessoal inteiro. Para isso, é preciso acessar “Configurações”, em seguida “Teclado”, “Avançado” e procurar por “Restaurar sugestões”.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment